![](https://6869f0c100.cbaul-cdnwnd.com/567bbf3d0dcbe225d5f3251e3b9698d6/200000096-104ca104cb/1501321056_480773_1501321174_noticia_normal.jpg?ph=6869f0c100)
HORÁRIO
A USF Entre Homem e Cávado tem ao dispor dos seus utentes cuidados de saúde de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.
![](https://6869f0c100.cbaul-cdnwnd.com/567bbf3d0dcbe225d5f3251e3b9698d6/200000143-e8960e8964/Logo%20sem%20letras.png?ph=6869f0c100)
ALTERNATIVAS ASSISTENCIAIS
Fora do horário de atendimento da USF, pode recorrer às seguintes alternativas, dependendo do tipo e gravidade dos cuidados que necessite:
Serviço de Atendimento Permanente (SAP) - Vila Verde, Terras de Bouro ou Vieira do Minho
Pode recorrer ao SAP de Vila Verde aos sábados, domingos e feriados das 8:00 às 14:00h:
Morada: Rua Dr. Domingos Oliveira Lopes, 4730-702 Vila Verde
Telefone: 253 310 855
Pode recorrer ao SAP de Terras de Bouro aos sábados, domingos e feriados das 9:00 às 13:00h:
Morada: AV. Dr. Artur Adriano Arantes nº 59 / - Moimenta, 4840-100 Terras de Bouro
Telefone: 253350031
Pode recorrer ao SAP de Vieira do Minho de aos sábados, domingos e feriados das 9:00 às 14:00h:
Morada: Pça. Guilherme de Abreu, nº217, 4850-527 Vieira do Minho
Telefone: 253 649 250
SNS 24
Pode ligar para a linha SNS 24 pelo 808 24 24 24 para pedir aconselhamento ou orientações.
Hospital de Braga
Pode recorrer ao serviço de urgência do Hospital de Braga todos os dias das 0:00 às 24:00h:
Morada: Sete Fontes - São Vitor,
4710-243 Braga
Telefone: 253 027 000
ATENDIMENTO
A pontualidade é essencial. Chegue sempre 15 minutos antes da hora marcada para garantir que dispõe do seu tempo de consulta sem prejuízo de outro utente.
Quando chegar à USF deve dirigir-se à secretaria, onde se encontram os assistentes técnicos que o vão auxiliar, e apresentar sempre o cartão de cidadão e/ou cartão de subsistema de saúde. Aproveite cada vinda à USF para verificar se os seus dados e contactos telefónicos estão atualizados.
Podem ocorrer atrasos durante as consultas pelo que pedimos a sua compreensão e paciência!
Se possível não falte às consultas. Mas, se tiver que o fazer, avise pelo menos com 24 horas de antecedência. Assim, oferece a possibilidade a outro utente de ter uma consulta.
MARCAÇÃO DE CONSULTAS
Pode marcar a sua consulta:
- Presencialmente na unidade, na Rua 25 de Abril, nº 26, 4720-393 Ferreiros, Amares,
- Por telefone: 253 909 236,
- Através do e-Agenda, via www.sns.gov.pt,
- Por e-mail em usf.ehomemcavado@arsnorte.min-saude.pt.
ATENDIMENTO TELEFÓNICO
Pode contactar a USF em todo o seu horário de funcionamento, das 8:00 às 20:00h, pelo telefone 253 909 236.
Pode utilizar esta funcionalidade para marcação de consultas ou para aconselhamento médico ou de enfermagem. Se não for possível ao profissional de saúde o atendimento no momento da sua chamada, o assistente técnico ficará com o seu contacto telefónico e a chamada será retribuída no mesmo dia pelo médico/ enfermeiro de família, ou seu substituto, logo que for possível.
Contudo, sabendo o quão problemático é o atendimento telefónico na USF, apelamos à sua compreensão e esclarecemos:
- Não existe telefonista na unidade;
- Existe apenas uma linha telefónica, pelo que só é possível o atendimento de uma chamada de cada vez mesmo que estejam dois profissionais na secretaria;
- Para além de atenderem chamadas, os assistentes técnicos acumulam outras funções como atendimento ao balcão e procedimentos administrativos demorados.
![](https://6869f0c100.cbaul-cdnwnd.com/567bbf3d0dcbe225d5f3251e3b9698d6/200000146-9350693509/Atendimento-telef%C3%B4nico-ainda-o-mais-poderoso-canal-de-comunica%C3%A7%C3%A3o-com-o-cliente.png?ph=6869f0c100)
SUGESTÃO
Sempre que possível, utilize outros meios de contacto como e-mail usf.ehomemcavado@arsnorte.min-saude.pt ou e-Agenda via www.sns.gov.pt para:
- Confirmar ou marcar consultas;
- Pedir renovação de medicação crónica;
- Visualizar guia de tratamento caso a tenha perdido;
- Pedir isenção de taxas moderadoras;
- Atualizar dados pessoais importantes como morada ou contacto telefónico.