Conclusões do Inquérito de Satisfação dos Profissionais 2021

Do inquérito de satisfação dos profissionais do ano 2021 conclui-se que os profissionais estão menos satisfeitos do que no último Inquérito de Satisfação dos Profissionais em 2019, pois enquanto que neste questionário são vários os profissionais que respondem que estão muito insatisfeitos, em 2019 não existe uma única resposta de um profissional muito insatisfeito.

Assim, de um modo geral, os profissionais estão satisfeitos com:

- o horário de trabalho, em que 100% estão satisfeitos ou muito satisfeitos;

- as competências e responsabilidades na USF, em que 90% dos profissionais estão satisfeitos ou muito satisfeitos;

o relacionamento entre profissionais do mesmo grupo, em que 80% dos profissionais estão satisfeitos, muito satisfeitos ou excedeu expectativas;

- o relacionamento entre profissionais de diferentes grupos, em que 90% dos profissionais estão satisfeitos ou muito satisfeitos.

Os pontos menos positivos revelados pelos profissionais, em que a divergência de opiniões é mais evidente, são:

- o reconhecimento do trabalho pelos outros profissionais da USF, em que, apesar de 70% dos profissionais estar satisfeito ou muito satisfeito, 30% dos profissionais estão muito insatisfeitos;

- a organização da prestação de cuidados, em que, apesar de 70% dos profissionais estar satisfeito ou muito satisfeito, 30% dos profissionais estão muito insatisfeitos ou insatisfeitos;

- a informação e comunicação entre profissionais da equipa da USF, em que 50% dos profissionais estão insatisfeitos e muito insatisfeitos e 50% estão satisfeitos ou muito insatisfeitos.

A maior insatisfação revelada advém do relacionamento com os serviços disponibilizados pelo ACeS (URAP, ECL, UCC, RH,...), em que 70% dos profissionais da unidade estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos.

Apesar de 60% dos profissionais responderem que, se tivessem oportunidade de recomeçar, gostariam de trabalhar na mesma USF, 40% não estão satisfeitos em trabalhar nesta USF e 20% destes nem optaria por uma USF.

Na única questão aberta do inquérito são sugeridas melhorias, tais como melhoria do trabalho em equipa, melhoria da comunicação, mais coerência entre discurso e postura e menos individualismo, pontos fundamentais para o bom funcionamento da unidade, pelo que se consideram sugestões muito relevantes.


Conclusões do Inquérito de Satisfação dos Profissionais 2019

Após a análise do Inquérito de Satisfação dos Profissionais do ano de 2019, constatou-se que os profissionais que integram a USF se encontram globalmente satisfeitos. 

Comparativamente aos resultados do relatório do ano anterior, verificou-se uma diminuição nos "muito satisfeito” que a equipa considera dever-se a constrangimentos de mobilidade dos profissionais na unidade. 

Contudo, a maioria dos profissionais, se pudesse recuar no tempo, voltaria a ingressar nesta unidade, o que denota empenho da equipa na prossecução dos objetivos comuns.

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