Carteira Básica de Serviços

A Carteira Básica de Serviços (CBS) explicita o que deve ser garantido aos utentes, no que concerne à Medicina Geral e Familiar, cuidados de enfermagem e secretariado clínico. Todos os profissionais que integram a USF EHC têm competências reconhecidas no âmbito da sua categoria profissional para o desenvolvimento das atividades inerentes à CBS, pelo que, cada equipa presta cuidados globais aos seus utentes.

No âmbito da CBS, a USF EHC desenvolve as suas atividades garantindo a possibilidade de marcação de consulta via telefónica, presencialmente, por e-mail ou e-Agenda. Os utentes que solicitem os cuidados da USF no próprio dia serão orientados de acordo com a identificação das necessidades para avaliação de enfermagem ou avaliação médica.


1. Consulta Aberta

Todos os médicos(as)/ enfermeiros(as) da USF EHC dispõem diariamente de horário específico para atender situações agudas de utentes da USF ou outras em que o utente manifeste necessidade de resolução no próprio dia. A consulta é agendada no horário de consulta aberta de qualquer médico(a)/ enfermeiro(a) de família, mediante disponibilidade (as consultas são marcadas para o médico(a)/ enfermeiro(a) com o primeiro período de consulta aberta livre, podendo ser o(a) médico(a)/enfermeiro(a) de família do utente ou outro(a) médico(a)/ enfermeiro(a) da USF), e o utente deve efetuar a sua confirmação 15 minutos antes da hora programada para a consulta.


2. Consulta Programada

As consultas médicas e de enfermagem programadas são consultas não urgentes destinadas à população de utentes inscritos na USF, como Consulta Geral, Consulta de Saúde Adulto/Idoso ou Consulta de grupos vulneráveis ou de risco como:

.: Consulta de Saúde Reprodutiva e de Planeamento Familiar/RCCU

.: Consulta de Saúde Materna

.: Consulta de Vigilância de Saúde Infantil e Juvenil

.: Consulta Grupo de Risco de Diabetes

.: Consulta Grupo de Risco de Hipertensão Arterial

.: Consulta de Hipocoagulação

Os objetivos da consulta programada são o acompanhamento e vigilância de grupos vulneráveis e de risco e de utentes com doença crónica, situações que o profissional entenda merecerem uma avaliação mais exaustiva e/ou uma vigilância mais rigorosa, exame de vigilância de saúde do adulto e do idoso, tarefas burocráticas (atestados, declarações, relatórios, cartas), prevenção de doença, promoção de saúde e acompanhamento de outras situações.

No dia da consulta, o utente deve confirmar a mesma junto de um balcão de atendimento administrativo 15 minutos antes da hora prevista para a realização da consulta. 


3. Consulta Domiciliária

A consulta domiciliária, quer médica quer de enfermagem, pretende prestar cuidados de saúde a utentes com incapacidade temporária ou permanente de se deslocarem à USF bem como noutras situações em que esta necessidade seja identificada pelos profissionais (RN, puérperas, outras) para garantir a continuidade de cuidados. A consulta no domicílio pode ser uma consulta programada para vigilância de saúde ou consulta aberta para casos agudos de doença. 


4. Cuidados de Enfermagem

.: Consulta de Enfermagem

Destina-se a todos os utentes inscritos na USF, que necessitem de consulta de enfermagem, visando a realização de uma avaliação ou estabelecimento de um plano de cuidados de enfermagem no sentido de ajudar o indivíduo a atingir a máxima capacidade de autocuidado.

 A administração de fármacos e outras intervenções, em contexto agudo, carecem de guia de tratamento.


.: Vacinação

O cumprimento do Plano Nacional de Vacinação (PNV) por todos os utentes inscritos na USF é um dos objetivos da USF EHC. A vacinação é realizada diariamente em todo o horário de atendimento da USF, idealmente por marcação, e as vacinas são registadas no Boletim Individual de Saúde que deve acompanhar o utente .

As vacinas que não integram o PNV são administradas mediante prescrição médica (da USF EHC ou médico particular). 


.: Contacto de Enfermagem não Presencial

Contato agendado para o(a) enfermeiro(a), no secretariado clínico, por utente, familiar ou outro cuidador com finalidade de orientação relacionada com o utente, sem a sua presença.


5. Sistema de Renovação de Receituário Crónico

O sistema de renovação de prescrição é exclusivo dos processos de prestação de cuidados aos cidadãos com doença crónica e tem como objectivo assegurar a continuidade do tratamento.

Os utentes que pretendam a renovação da prescrição, em situações de patologia crónica, deverão solicitá-lo, na secretaria, especificando inequivocamente a medicação pretendida, de preferência, apresentando o guia de medicação crónica.

Na ausência de consulta de vigilância na USF nos últimos 6 meses, ser-lhe-á prescrito o receituário na quantidade mínima até realização de consulta presencial com o(a) seu(sua) médico(a) de família.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora